PetróleoHoje | Vitória PetroShow 2024

Espírito Santo tem 36 novas áreas para a Oferta Permanente

O Diretor Geral da ANP, Rodolfo Saboia, fala sobre as iniciativas de redução do fardo regulatório para estimular a atividade de E&P no estado

Por Rosely Maximo

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

O diretor-geral da ANP, Rodolfo Sabóia, disse nessa entrevista concedida à Brasil Energia, durante o Vitoria Petroshow, que a agência identificou 36 novas áreas na Bacia do Espírito Santo, para serem incluídas na Oferta Permanente futuramente, após o escrutínio do MME, MMA e CNPE. “O Espírito Santo também é um estado muito importante do ponto de vista da exploração e produção de petróleo no Brasil. É o terceiro maior produtor de petróleo do país e, portanto, extremamente importante para a indústria e para o setor de óleo e gás”.

Ele também considerou importante a realização de um evento local, como o Vitoria Petroshow, por fomentar o contato entre fornecedores e contratantes não tradicionais, mas que atuam na região, lembrando o case da Elysian, empresa mineira, formada há menos de um ano e que arrematou 10 blocos na Bacia do Espírito Santo no último leilão da Oferta Permanente. “A empresa atendeu de sobra” todas as exigências da agência para se tornar mais uma operadora.

Em sua apresentação, Saboia focou na importância da redução do fardo regulatório, e nesta entrevista ele ressaltou que “a redução do fardo regulatório é um objetivo permanente da agência, para simplificar a regulação e remover barreiras desnecessárias”. Citou, como exemplo, a flexibilização na aplicação dos recursos do programa exploratório mínimo, que vai permitir às empresas com dificuldades na obtenção de licenciamento, por exemplo, poder cumprir exigências contratuais com a agência compensando em outras áreas próprias.

Assista a entrevista completa:

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre vitória petroshow 2024

Últimas