Revista Brasil Energia | ROG.e 2024
ROG.e vai promover sete eventos paralelos na edição 2024
Inovação tecnológica, segurança de exploração de O&G, desenvolvimento profissional, diversidade e inclusão, renováveis e biocombustíveis, e lubrificantes estão na programação de 23 a 26 de setembro, no Rio de Janeiro
A ROG.e, organizada pelo IBP, vai promover sete eventos paralelos na edição 2024, que será realizada entre 23 e 26 de setembro, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. As iniciativas vão abordar temas centrais para o setor de energia: das inovações tecnológicas às melhores práticas de segurança de exploração de petróleo e gás; das ações de diversidade, equidade e inclusão às perspectivas de desenvolvimento na carreira de jovens talentos; do progresso das fontes eólicas e solar aos desafios das atividades em campos maduros.
“A proposta é estimular um amplo debate sobre temas essenciais para o desenvolvimento do setor de energia e para o progresso socioeconômico do país. Colocaremos em sinergia debates sobre a financiabilidade da evolução energética, as possibilidades das novas tecnologias verdes, a necessidade de maior equidade de gênero e raça no mercado, além das demandas corporativas para entrar no mercado de trabalho”, explicou Victor Montenegro, Gerente Executivo de Eventos e Novos Negócios do IBP, segundo o comunicado.
Congressistas e visitantes terão acesso a essas discussões na área de exposição da ROG.e, que contará ainda com estandes de mais de 550 empresas, reunindo lideranças e profissionais do setor de energia, autoridades, público acadêmico e pessoas interessadas nos temas, proporcionando um ambiente de troca de ideias e experiências, aprendizagem, desenvolvimento profissional e networking. “Este é o espírito da ROG.e ao ‘Conectar Energias’”, completou Montenegro.
Inovação tecnológica
Uma das novidades da edição, o iUP Innovation Connections tem o objetivo de apresentar as últimas inovações do setor de petróleo, gás e energia às empresas – incluindo soluções de baixo carbono – para fomentar parcerias e investimentos, além de explorar desafios e oportunidades.
Com um ingresso à parte, o espaço contará com plenárias, que trarão debates e apresentações sobre tendências, cases e demandas da indústria de energia; sessões keynotes, nas quais CEOs e líderes do mercado apresentarão suas visões para a indústria e o ecossistema de inovação; masterclasses com especialistas e nomes de referência do setor sobre tecnologia, inovação, captação de investimentos e gestão de startups; speed dating, em que as startups poderão apresentar seus produtos e serviços em rodadas de conversa, e a indústria poderá interagir para esclarecer dúvidas; e exposição das startups.
Outras ações previstas são pitches de startups – com as melhores concorrendo a cinco vagas para o CERA Week Innovation Agora 2025 – e a Competição Acadêmica, uma ‘gincana’ na qual estudantes poderão contribuir para o desenvolvimento de ideias e inovações para a indústria de O&G, com o desafio ‘Long Duration Energy Storage”.
Já estão confirmados nomes como Alfredo Renault, diretor do Centro de Tecnologia de Baixo Carbono da COPPE/UFRJ; Isabel Waclawek, diretora de PD&I da TotalEnergies; Maiza Goulart, gerente executiva do Cenpes; Patricia Grabowsky, gerente executiva de Pessoas e Inovação na Ocyan; e Ada Jakobsen, CEO da Maritime Cleantech.
A programação contará ainda com a participação das startups Aevo, Agile Spray Response, Ajna Tech, Atomum, Cognittiv, Checklistfácil, Evcomx, Geowellex, Hipermation, IndustriALL, Intcom, Kriativar, ManejeBem, Melvin, Pix Force, RFID Brasil, Smarthis, Tidewise, Vertesis, Vidya, Recicli, Econam, ESG Scan, Incentiv, dtLabs, Sva Tech, 2Solve, Academia do Universitário, Katalisar, EZVolt, Voltpile e Mundi Game Experiences, além de ter a FIEMG Lab e a Finep como parceiras do speed dating.
Renováveis e Biocombustíveis
Nesta edição, as energias renováveis também terão um local dedicado na exposição. A Arena de Renováveis e Biocombustíveis será um espaço para relacionamento, disseminação de conhecimento e debate sobre avanços tecnológicos e estratégias operacionais de fontes eólicas (onshore e offshore), solares e tecnologias verdes, além de contar com diálogos entre lideranças com foco nos avanços regulatórios, tecnologias avançadas e prioridades para a segurança energética nacional.
Lubrificantes
Também durante os quatro dias de programação, a Arena de Lubrificantes contará com a participação de especialistas para dialogar sobre a tecnologia de aditivos, sustentabilidade, transição energética, mercado e qualidade, desafios da eletrificação e frota Euro VI. A agenda contará ainda com uma tarde de autógrafos com Felipe Batista, piloto da Stock Car.
Desenvolvimento profissional
O Young Summit será direcionado para que estudantes, jovens profissionais e gestores da indústria possam expandir seus conhecimentos, trocar experiências e desenvolver habilidades.
A programação, que será realizada nos dias 23 e 24, terá uma palestra de abertura do secretário-geral da Opep, Haitham Al Ghais, e do presidente do IBP, Roberto Ardenghy, e as discussões estão organizadas a partir de três pilares: carreira e liderança; transição energética; e empreendedorismo e inovação.
O espaço contará ainda com a presença de Flávio Canto, embaixador do Instituto Reação Offshore da PRIO, patrocinadora da arena, e abordará saúde mental, inteligência artificial, o papel do jovem profissional na liderança da transição energética, conflitos geracionais e o papel da mentoria no crescimento profissional.
Onshore
Nos dias 23 e 24, o Fórum Onshore analisará a viabilidade técnica e econômica de campos maduros e acumulações marginais; a fase de exploração da bacia madura às novas fronteiras exploratórias; os mercados de bens e serviços para os projetos de E&P onshore; os cenários de consolidação do mercado; e a alocação de capital e investimentos em E&P; entre outros.
Diversidade, Equidade e Inclusão
A primeira edição da Arena de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) será um espaço dedicado ao debate e reflexão sobre o desafio de tornar a indústria de energia mais diversa e inclusiva.
A agenda contará com uma série de painéis, palestras e momentos especiais, abordando a interseccionalidade entre pautas raciais, de gênero, LGBTQIAPN+ e inclusão de pessoas com deficiência. A curadoria técnica foi realizada pelas embaixadoras Solange Guedes e Ieda Yell, com o apoio dos Grupos de Trabalho de Raça e Etnia, Gênero e Pessoas com Deficiência (PcD) do IBP, dos quais fazem parte empresas como Equinor, Petronas, Shell, TotalEnergies, Constellation, Vibra Energia, Ipiranga e TechnipFMC.
Segurança operacional
Também nos dias 25 e 26, o XII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP (SOMA) debaterá o desempenho da segurança operacional das atividades de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás no Brasil, conforme o Relatório Anual de Segurança Operacional de 2023 do órgão regulador. Além disso, serão debatidos com o mercado os principais desafios da atividade, destacando-se as decisões e orientações da ANP na busca por uma indústria mais segura e sustentável.
Na área de fiscalização, serão abordados temas como interdições e integridade de instalações, incidentes e integridade de poços e auditorias de estaleiro. Já com o foco em segurança operacional e no futuro, o evento vai discutir regulação e descomissionamento, poços órfãos, hidrogênio e a segurança operacional.
Pensando em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a programação trará debates sobre novos critérios socioambientais para a inclusão de blocos na Oferta Permanente de Concessão, a implementação do marco regulatório de Captura e Estocagem de Carbono (CCS) e novas diretrizes para a descarbonização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.
Newsletter Opinião
Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia