Glossário

#
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

Sandbox tarifário é uma autorização temporária para que distribuidoras possam testar modelos de tarifas com base em diferentes técnicas e tecnologias, mediante o cumprimento de critérios e limites, que são estabelecidos pela Aneel. O sandbox tarifário foi aprovado pela Aneel em dezembro de 2021.

Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) é o sistema no qual a energia ativa é injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída na rede da distribuidora local, cedida a título de empréstimo gratuito e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa ou contabilizada como crédito de energia de unidades consumidoras participantes do sistema.

A definição de Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) é dada na Lei 14.300/2022, que estabelece o marco legal da geração distribuída.

Equipamento utilizado por distribuidoras para manobras de automação na rede elétrica, e que permite retomar o fornecimento de energia em uma área interrompida num curto período, de no máximo 15 segundos. O self-healing é um dos dispositivos que são adotados no conceito de redes inteligentes (smart grids).

Serviços suplementares aos prestados pelos agentes de geração e de distribuição, conforme regulamentação pertinente, que compreendem os controles primário e secundário de frequência das unidades geradoras, e suas respectivas reservas de potência; a reserva de prontidão; o suporte de reativos, o sistema especial de proteção – SEP e o autorrestabelecimento (black start) de unidades geradoras.

Os serviços ancilares são remunerados pela TSA – Tarifas dos Serviços Ancilares.

Subestação é uma edificação que abriga equipamentos, dispositivos, máquinas e componentes que alteram níveis de tensão e corrente elétrica. Existem vários tipos de subestação, adequadas à função que exercem na rede elétrica, seja de transmissão, seja de distribuição.

Submercados de energia (ou subsistemas) são subdivisões do Sistema Interligado Nacional (SIN), correspondentes a áreas de mercado, para as quais são estabelecidos preços diferenciados e cujas fronteiras são definidas em função da presença e duração de restrições relevantes de transmissão.

O país possui quatro submercados: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte.