Revista Brasil Energia | Bahia Oil & Gas Energy 2024

Refina Brasil apresenta o “Pro Refino” na Bahia Oil & Gas Energy

O programa prevê a construção de 33 refinarias independentes no país, com o objetivo de suprimir um déficit de 650 mil bpd no mercado nacional

Por João Paulo Almeida

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A Refina Brasil apresentou, nesta quarta-feira (22) na Bahia Oil & Gas Energy 2024, o programa “Pro Refino”, que visa a construção de 33 refinarias independentes no país. Segundo dados divulgados pela empresa, o Brasil possui, atualmente, um déficit de 650 mil bpd no mercado nacional. 

O presidente da Refina Brasil, Evaristo Pinheiro, explicou que o evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Salvador, aproxima ainda mais o setor que tem um potencial gigantesco de crescimento no estado e no país. O executivo também destacou que hoje a Bahia tem três refinarias atuantes e um potencial grande de interiorização. 

“A grande virtude dessa interiorização é aproximar essas refinarias a uma demanda existente no estado. Nós podemos oferecer um serviço onde existe uma demanda, visto que o Brasil tem um déficit de 650 mil bpd. Nós estaríamos aproximando essa demanda, diminuindo custos logísticos e aumentando a capacidade econômica do estado”, explicou Pinheiro. 

Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, destacou que o refino é muito importante para o desenvolvimento econômico do estado, e reiterou a capacidade de interiorização. 

“A Fieb destaca a importância de debates relacionados ao O&G para o estado, mostrando que a Bahia tem uma capacidade grande de interiorização econômica. A Bahia tem uma das maiores capacidades de produção do Brasil e podemos avançar ainda mais com essa indústria que é de vital importância para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou Passos. 

A Refina Brasil é uma entidade criada em dezembro de 2022 que reúne as refinarias de petróleo independentes do país, responsáveis por 20% da capacidade da produção nacional. A associação reúne as refinarias de Mataripe (BA), Dax Oil (BA), Refino Brasil (BA), Ream (AM), Energy SSOil (SP), Paraná Xisto (PR), 3R Petroleum (RJ) e Grepar (CE). 

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre bahia oil & gas energy 2024

Últimas